Saboaria Artesanal

Existe alguma diferença entre os sabonetes industriais que costumamos usar e os sabonetes artesanais?

É muito curioso como as pessoas, no geral, não conhecem o valor do que é feito artesanalmente. Hoje em dia estamos todos falando muito de coisas naturais, alimentação, modo de vida, preservação do meio ambiente, da saúde, etc. Já começamos a perceber que precisamos mudar algumas coisas na nossa forma de viver e de ver o mundo. Com tudo isso, os sabonetes artesanais estão ganhando uma visão diferente. Mesmo assim, algumas pessoas ainda não entendem muito bem o que são os sabonetes artesanais. Algumas pessoas os utilizam só porque ganharam de presente, outros tem pena de usar porque são tão bonitos que mais parece um enfeite, mas eles foram feitos para serem usados. Na realidade, isso acontece porque as pessoas ainda não perceberam as diferenças que existem entre um sabonete industrial e um sabonete artesanal.

No caso dos sabonetes industriais, que são feitos em larga escala, terminam utilizando em sua composição vários emulsificantes, estabilizantes e conservantes que garantem um prazo de validade maior que os sabonetes artesanais. São feitos, geralmente, com uma mescla de óleos vegetais ou sebo de animais (como é mais comum) e com hidróxido de sódio (conhecido como soda cáustica - mais pura e diferente da que conhecemos popularmente). Apesar de isso nos causar algum tipo de espanto, não há perigo nisso, pois o contato da soda com os óleos acaba modificando-a e perdendo a sua ação corrosiva. Não se assuste, pois a soda é derivada da eletrólise de cloreto de sódio em meio aquoso e o cloreto de sódio é o nosso sal de cozinha. Está tudo bem.

Nos sabonetes industriais se utiliza uma pequena quantidade de glicerina, pois ela eleva o custo e isso não é muito interessante para os fabricantes de sabonetes, e ele acaba sendo um detergente sintético. Muitos dos sabonetes que usamos no nosso dia a dia, acabam ressecando ou rachando (exceto algumas poucas marcas) e é exatamente isso que esses sabonetes fazem com a nossa pele. Você nunca sentiu a sua pele repuxar depois de tomar banho ou lavar o rosto? Preste atenção, pois uma grande parte dos sabonetes industriais fazem isso com a nossa pele.


No caso dos sabonetes artesanais isso não acontece. Primeiro porque ele é feito com pura glicerina que vai trabalhar para manter a umidade natural da nossa pele, hidratando-a. Como se isso não bastasse, na hora da nossa produção dos sabonetes, acrescentamos um ou mais extratos glicólicos vegetais naturais. Cada extrato glicólico possui determinadas características e propriedades que auxiliam no cuidado da pele. Pouco a pouco eu vou colocando aqui postagens falando de cada um desses extratos glicólicos e outros princípios ativos que colocamos nos sabonetes que fazemos. Só para você ter uma ideia, alguns extratos tem ação anti idade, anti-inflamatória, bactericida, antioxidante, cicatrizante, hidratante, energizante, lubrificante, nutritiva, umectante, etc. 
Como não utilizamos produtos sintéticos, o prazo de validade de um sabonete artesanal é menor do que o industrial... eles tem validade de 6 meses, se conservado em lugar fresco e seco.


Os aromas  e formatos dos sabonetes artesanais são diferentes, algumas vezes exclusivos.



Alguns clientes meus comentam que depois de usar o sabonete artesanal e , por alguma razão tem que voltar a usar o sabonete industrial, sentem a diferença na pele e voltam ao sabonete artesanal, pois a pele fica muito mais suave, macia, hidratada, nutrida.. houve um que disse que sua pele ficou como bumbum de bebê.

E essa vantagem não acontece só com os sabonetes artesanais, mas com tudo o que é feito de forma natural e sem conservantes.


Se você nunca experimentou um sabonete artesanal de qualidade, faça o teste e depois me conte. Tenho certeza que você vai amar e mudar a sua forma de tomar banho, de lavar o cabelo, de limpar a sua pele, de fazer a barba, etc. Tenho certeza que você vai ter muito mais prazer em realizar o seu cuidado pessoal diário...

Entre em contato comigo e experimente!





 

Comentários

Postagens mais visitadas